quarta-feira, 18 de março de 2009

Oficina: A construção do romance, com o professor Assis Brasil

Dias 27-31 de Julho
14h às 17h
Valor = 600,00
Há somente 2 reservas de vagas em aberto!
...............................................

Programa


1. O romance: seu conceito; achando o romance ideal para escrever; o necessário planejamento.
2. A personagem: advertências; sua criação. As emoções da personagem; a complexidade emocional da personagem: os problemas mais comuns; fazendo a coisa certa.
3. O conflito; o conflito como derivado da personagem. A sinopse: por que escrevemos uma sinopse; a sinopse e sua expansão.
4. A estrutura do romance: o romance como uma instituição orgânica. Noções sobre as modalidades estruturais: a estrutura diacrônica e suas variantes: a estrutura in media res; as estruturas fragmentadas e/ou dispersas. Quem contará a história? A escolha do focalizador.
5. O enredo do romance: o começo e sua promessa. A segunda cena: o problema. O meio do romance como desenvolvimento da promessa. A necessária alteração da personagem. O clímax. O final do romance.

Alguns dos tópicos serão acompanhados de exercícios feitos em aula e/ou em casa.

Pede-se, para melhor aproveitamento da oficina, a leitura prévia de: O náufrago, de Thomas Bernhardt; Os irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski; O grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald; Bartleby, o escriturário, de Herman Melville e Aurora, de Arthur Schnitzler.

Informações: charles.kiefer@hotmail.com